quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

postagem aparentemente desconexa

Olá pessoas, aqui estou eu novamente, só que dessa vez não é pra falar da história como fiz nos posts anteriores, mas justamente uma dúvida que surgiu num dos comentários que me pedia pra falar da variedade da cultura quadrinística e eu fiquei durante uma hora e meia tentando responder (não respondi e também não responderei com essa postagem)
Falemos então sobre algo um tanto impalpável e difícil. Disse anteriormente que sou metódica então vamos lá: em suma cultura é um conjunto de características comportamentais, morais e históricas que diferenciam um povo, etnia e sociedade (é erroneamente usada como sinônimo de estudo-edaí?). E porquê falar sobre isso num blog sobre quadrinhos? Simples, porque são materiais culturais, e refletem diretamente toda a carga cultural da nacionalidade do autor. A maior prova disso são os amados (e algumas muitas vezes odiados) otaquinhos que aprenderam sobre a cultura japonesa através de quadrinhos, animações, moda, bandas e tudo mais (isso porque ainda não falamos da influencia da cultura na disposição dos quadros, narrativa, character design).

Então vamos raciocinar: o Brasil, que no início da sua criação começou a miscigenação primeiro com índios e caucasianos, depois com os negros da escravidão, depois a semi-escravidão decorrente da imigração de povos europeus e asiáticos... uma completa salada étnico-cultural!
E como se falar de cultura a partir do momento que temos uma Multiculturalidade? Juntar tudo e rezar pra que der certo? Não necessariamente, mas conseguimos viver em harmonia até agora. Exemplo maior pra isso é que não temos, como os EUA, um bairro de negros, outro de brancos outro de latinos outro de judeus (Não, não estou dizendo que não há preconceito, aliás, nem estamos falando disso).

Por muito tempo, nos fizeram acreditar que o fato de não fazermos tudo igual do Oiapoque ao Chui era uma coisa terrível... pra robôs, pois era isso que queriam que nós fossemos. Tendo vários 'brasis' dentro do Brasil nos permite conhecer as várias maneiras de fazer as coisas, e esse é o nosso maior trunfo, só é preciso aprender a lidar com ele.

4 comentários:

  1. só de pensar nas diversas versões que escuto de uma mesma cantiga popular em diversos bairros do recife [EU FALEI BAIRROS] a gente já nota a miscelanea! U exemplo mais 'moderno' é quando vou logar uno com a galera, cada grupo da faculdade inventa valores diferentes para as cartas! tem grupo q a num. 7 é a do silêncio, tem grupo que a carta 1 pode ser jogada a qualquer hora, enfim! é uma bagaceiraaaaa

    ResponderExcluir
  2. num raio de 50km já muda os valores de cada coisa

    '-' no interior por exemplo, qndo vc engorda o povo diz q vc tá com muita saúde e muito bunita
    enquanto na capital dizem q vc tá uma baranga...

    ResponderExcluir
  3. Os quadrinhos são algo que refletem muito a cultura de uma sociedade ou até mesmo uma passagem temporal. Comparando os quadrinhos futuristicos do passado e de hoje, percebemos como mudou a percepção sobre o futuro em tantos anos. A Aculturação pra mim não é ruim não. O fato por exemplo, de eu ter amigos que adquiriram idéias e manias advindas dos animes e mangás, só enriquecem a dinãmica familiar dos meus amigos bem brasileiros. aliás, criam-se novas formas de lidar com problemas e viver, de fato.
    Algo que estou aprendendo e que estou gostando muito é de RPG. Pelo que estou vendo, RPG dizem muito sobre idéias que se fazem de determninados grupos. O grupo que jogo atualmente apresenta características de determinadas etnias. É interessante, o quanto a arte (é uma arte pra mim) reflete os costumes e ideias. E neste ambiente eles ganham vida. Quem quiser conhecer meu grupo de jogo é o http://z15.invisionfree.com/Super_Heroes_Brasil Abraços

    ResponderExcluir
  4. realmente =o
    nas histórias antigas o futuro era lindo ._. hj em dia as histórias tão mais relacionads com o futuro underground. ._. eles tinham mais fé nele...
    -----
    a aculturação que vc deve tá falando é no sentido influências enqnto a que eu estava falando era no sentido mais comum dela -a negação de uma cultura em prol d outra dominante- q acaba engolindo quase tudo, deixando apenas alguns pontos aqui e ali q são considerados exóticos.

    é verdade que as influencias de outros povos, presente principalmente na formação do brasil, foi o ovomaltine em cima do sorvete d baunilha,e não se pode negar que houve um período de massificação do povo (até me atreveria a dizer que ainda há '-') q como diz o próprio nome deve ser algo Uno sem diferenças

    ._. devo tomar cuidado com as palavras aculturção e identidade nacional por serem colocadas em cheque frequentemente.

    ResponderExcluir